1.Tenho interesse em participar do Processo de seleção para concorrer à bolsa de estudos do UNIEDU, como proceder? 

Resposta: Para concorrer à bolsa de Estudo das Instituições de Educação Superior conveniadas com a Secretaria de Estado da Educação, (veja lista de Instituições clicando AQUI) você deverá estar matriculado(a) em uma delas e cadastrar-se no site UNIEDU clicando em Cadastramento. Feito o cadastramento, você deverá seguir o edital para Bolsas de Estudo publicado pela Instituição em que está matriculado(a). O resultado do processo seletivo (lista dos alunos que receberão as bolsas) será divulgado pela Instituição em data prevista no mesmo Edital. 


2. Como faço para me cadastrar?

Resposta: Para se cadastrar ou se recadastrar prefira os navegadores Internet Explorer ou Mozila Firefox. Acesse Cadastramento e em seguida clique no local indicado "CLIQUE AQUI".  Insira seu número de CPF e E-mail nos locais indicados e clique em "Cadastro". Você não precisará de senha para fazer o primeiro cadastro, somente para modificá-lo, caso seja necessário, após a sua conclusão.

Ao ler as orientações dê um clique ao lado de  ”Li e estou ciente das informações acima” e, em seguida,  clique em “Confirmar”, conforme figura abaixo.  Feito isso, o cadastro será aberto para preenchimento. 

Imagem 01

Uma senha será enviada para o email informado no cadastro e servirá para entrar em seu cadastro, enquanto o sistema estiver aberto.

Não deixe de imprimir o cadastro assim que concluído e seguir o as instruções do  Edital da Instituição de Educação Superior - IES em que você está matriculado.


3. Verifiquei no meu e-mail e não recebi a senha, como devo proceder?

Resposta: Você deve ter digitado o e-mail incorretamente. Envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando seu nome, CPF e e-mail correto.


4. Já fiz o Cadastro no UNIEDU e agora?

Resposta: Após o cadastramento no site UNIEDU, você deverá imprimir o cadastro e seguir o que determina Edital da Instituição de Educação Superior - IES em que você está matriculado(a). Esse Edital trata do processo seletivo para a distribuição das bolsas de estudo e de pesquisa com recursos do Governo do Estado e irá relacionar os documentos necessários e os prazos que deverão ser observados. O resultado do processo seletivo (lista dos alunos que receberão as bolsas) será divulgado pela Instituição em que você está matriculado(a), em data prevista no Edital. 


5. Fiz o cadastro no UNIEDU, gostaria de saber se vou receber bolsa?

Resposta: Nós do UNIEDU não participamos da Seleção dos bolsistas. Veja o edital na faculdade onde você estuda. Esse Edital trata do processo seletivo para a distribuição das bolsas de estudo e de pesquisa com recursos do Governo do Estado. O resultado do processo seletivo (lista dos alunos que receberão as bolsas) será divulgado pela sua Instituição em data prevista no mesmo Edital. Também existe uma comissão na Instituição onde você estuda que faz a seleção, você deve procurá-la (Para verificar os nomes da Comissão de sua Instituição clique AQUI).


6. O que significa “Número de matrícula na IES” e “Fase”?

Resposta: O “número de matrícula na IES” se refere ao número de sua matrícula na Instituição de Ensino Superior - IES onde você estuda e “Fase” é o semestre em que você está cursando.


7. Preciso imprimir o comprovante de que estou cadastrado, como fazer?

Resposta: Para imprimir seu comprovante acesse http://ensinosuperior.sed.sc.gov.br/cadiesinscricaoinicio.aspx Você precisa inserir o número do seu CPF, o e-mail que utilizou no dia do cadastro e a senha que recebeu por e-mail no dia do cadastro.


8. Como faço para receber nova senha?

Resposta: Para receber nova senha acesse http://ensinosuperior.sed.sc.gov.br/cadiesinscricaoinicio.aspx. Você precisa inserir o número do seu CPF, o e-mail que utilizou no dia do cadastro e clicar em “esqueci minha senha”. Uma nova senha será enviada para seu e-mail.


9. No semestre passado fiz a inscrição no cadastro UNIEDU e não consegui bolsa. Devo preencher o cadastro novamente?

Resposta: Caso tenha se cadastrado no início do ano, não precisa atualizar seus dados. Se você se cadastrou no segundo semestre (julho ou agosto), então precisa atualizar seus dados para o ano seguinte.


10. Recebi bolsa de estudos no último semestre, tenho que refazer meu cadastro no UNIEDU?

Resposta: Para o ano seguinte você deverá atualizar, incluir e confirmar seus dados no cadastro UNIEDU.


11. Pretendo concorrer a uma vaga como bolsista do PROESDE, devo me cadastrar?

Resposta: Sim, você deve fazer o cadastro no UNIEDU como os demais candidatos à bolsa, fique atento à data de encerramento dos cadastramentos.


12. Participo do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES. Posso concorrer à bolsa do Programa UNIEDU?

Resposta: Sim, você pode fazer o cadastro no UNIEDU, para receber a bolsa vai depender do Edital da Instituição onde você estuda.


13. Preciso ter índice no ENEM para concorrer à bolsa de estudos do UNIEDU?

Resposta: Não, não precisa do índice do ENEM.


14. Tenho interesse em participar de Bolsa Pesquisa, devo fazer o cadastramento?

Resposta: Sim, sem o cadastramento você não pode receber bolsas pelo programa UNIEDU. No cadastro UNIEDU não fica definido o tipo de bolsa e a porcentagem de desconto que o candidato poderá receber. Vai depender do perfil do aluno. A Faculdade em que está matriculado, por meio de uma comissão, fará a classificação no final do processo. Após o cadastramento imprima o cadastro e siga o que pede o Edital das Bolsas de Estudo, publicado pela sua Faculdade/Universidade.


15. Qual a diferença entre Independente, Dependente e Dependente participando da formação da renda familiar?

Resposta: 

  • Independente: quando trabalha e com sua renda paga todas as suas despesas inclusive com moradia;
  • Dependente: quando depende de mesada da sua família;
  • Dependente participando da formação da renda familiar: quando trabalha, possui renda e ajuda nas despesas da casa.

16. Como faço para comprovar que preenchi o cadastro?

Resposta: Ao finalizar seu cadastro o sistema gera um arquivo em pdf que você deve salvar ou imprimir, para tal, veja se você tem o Adobe instalado. Esta é a maior prova de cadastro efetuado.  O resultado do processo seletivo (lista dos alunos que receberão as bolsas) também será divulgado pela Instituição onde você estuda em data prevista no Edital. 


17. Preenchi o cadastro com informações incorretas, tem como alterar as informações do cadastro?

Resposta: Você pode fazer alterações no seu cadastro até o último dia de cadastramento. Se você concluiu o cadastro, uma senha foi encaminhada para o e-mail informado no cadastro. De posse da senha e do CPF, você poderá entrar novamente no sistema do cadastro e modificar e salvar o que for necessário nas informações. 


18. Estou com dificuldades para inserir os integrantes da família.

Resposta: Você precisa digitar o nome de cada integrante da família, mesmo que não tenha renda, selecionar a profissão e depois clicar em “incluir”. No mesmo campo onde você inseriu o primeiro nome preencha o nome seguinte com os dados e clique novamente em “incluir”, faça o mesmo para os membros seguintes. Dependendo do navegador utilizado, o botão “incluir” fica escondido à direita, movimente a barra de rolagem horizontal até o botão aparecer.


19. Não encontrei a profissão do membro da minha família?

Resposta: Na falta da ocupação na relação de profissões, selecione a opção “outros" (observe que a lista está em ordem alfabética).


20. O prazo encerrou, tenho que fazer o cadastro, como proceder?

Resposta: Depois de expirado o prazo estabelecido em Edital, o cadastro não pode ser realizado (para cadastros novos) ou sofrer alterações (para cadastros já realizados). Você poderá aguardar a abertura do próximo período de cadastramento e concorrer à bolsa no semestre seguinte.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: Site Padrão Catarinense | Acesso restrito