1. Fechei meu cadastro sem inserir os documentos, como faço para inserir os documentos no UNIEDU?

Resposta: Acesse http://bolsasuniedu.sed.sc.gov.br/. No menu superior clique em “Comprovantes”. Preencha os campos do CPF e senha, clique em “Não sou um robô” e “Confirme”. Na nova janela aparecerá os campos com a relação de documentos que deverão ser inseridos. Cada campo comporta um arquivo PDF ou JPG de no máximo, 3MB. Observação: Para os documentos referentes a renda familiar e aos bens do grupo familiar, estes poderão ter até 10MB.


2. Quando tento inserir os documentos, a página do UNIEDU dá erro. O que fazer?

Resposta: Realizar a inserção dos documentos por meio de celulares ou similares o estudante poderá ter dificuldades. Procure utilizar um computador com boa velocidade de internet. Verifique também o provedor utilizado. O tamanho dos documentos não pode ultrapassar 3MB e deverão estar em um único arquivo PDF ou JPG. Somente os documentos referentes a renda familiar e aos bens do grupo familiar poderão ter tamanho máximo de 10MB. O tamanho do nome dos arquivos também interfere, não devem ser extensos. Caso seja necessário mais de um documento de comprovação eles deverão ser agrupados. Algumas ferramentas gratuitas da internet podem auxiliar, como por exemplo: https://pdfcandy.com/pt/merge-pdf.html ou https://smallpdf.com/pt 


3. Preciso mudar um documento em “Comprovantes” e não consigo deletar o arquivo.

Resposta: Como cada campo comporta somente um arquivo, a troca é automática. Ao buscar o novo arquivo, o anterior é substituído automaticamente no sistema UNIEDU.


4. O que significa “Em análise”, “Aceito” e “Rejeitado” no campo dos “Comprovantes?

Resposta: Se referem ao status dos seus documentos.

  • Em análise – significa que a equipe técnica da sua instituição ainda não verificou o documento.
  • Aceito – significa que o documento está correto e que foi aceito pela equipe técnica da sua IES.
  • Rejeitado – significa que o documento postado não foi aceito pela equipe técnica da sua IES e deverá ser modificado.

Atenção: Sempre que o "Sistema UNIEDU - Perfil do Aluno" estiver liberado para: a) novos cadastros, alterações, os documentos inseridos também podem ser alterados, desde que marcados como "Em Análise" ou "Rejeitados". Caso o documento esteja marcado como "Aceito", para que seja possível a troca do arquivo, a instituição deverá marcar o documento como "Rejeitado"; b) comprovantes, os bolsistas podem alterar documentos rejeitados pelas instituições. Somente a sua IES poderá mudar o status de “Em análise/Aceito” para “Rejeitado”.


 5. Que tipos de documentos devo incluir no cadastro UNIEDU para comprovar o que é solicitado?

As instituições são responsáveis pela discriminação, em Edital próprio, dos documentos comprobatórios que devem ser inseridos no Sistema UNIEDU para comprovação dos dados informados no cadastro. Na dúvida sobre quais documentos devem ser inseridos no sistema, entre em contato com Equipe Técnica responsável pelas bolsas da sua instituição, pois é ela que analisará os documentos.


6. Recebi mensagem sobre a homologação da bolsa, o que devo fazer?

Resposta: Seguindo as orientações da mensagem que você recebeu no e-mail cadastrado, deverá entrar "Sistema UNIEDU - Perfil do Aluno", ir ao menu "Aceite CAFE" e com sua senha e CPF realizar a leitura do Contrato de Assistência Estudantil. Aceitando as clausulas do contrato, confirme, e automaticamente a assinatura é realizada. Após, acesse Recibo Mensal e confirme os recibos.


7. O que é o CAFE?

Resposta: CAFE é o Contrato de Assistência Financeira Estudantil celebrado entre a Secretaria de Estado da Educação, o estudante selecionado para receber bolsa UNIEDU e a Instituição de Ensino Superior/IES em que o estudante está matriculado(a). Saiba mais sobre o CAFE acessando o Decreto nº 470 de 17 de fevereiro de 2020 de 17 de fevereiro de 2020 e a Portaria 568/SED/2020.


8. Como faço para realizar a assinatura dos recibos mensais?

Resposta: Entre no Sistema UNIEDU - Perfil do Aluno, acesse o menu "Recibo Mensal" com seu CPF e senha, e clique no botão "Assinar Recibos" no canto superior esquerdo da tela. Com isso, será aberta a tela de "Confirmação Atualização do Cadastro" para que você verifique a necessidade de alterar informações básicas de contato (endereço, telefones, etc). Posteriormente, o recibo é aberto contendo todas as informações pertinentes à sua bolsa (prazo da bolsa, valores de mensalidade e bolsa, percentual concedido, etc). Atenção: Não confirme o recibo caso observe alguma inconsistência nas informações, entre imediatamente em contato com sua IES para verificar a situação.


9. Já dei aceite no CAFE e assinei os recibos, mas não recebi desconto em minhas mensalidades. O que fazer?

Resposta: Os descontos nas mensalidades não são imediatos às assinaturas realizadas no Sistema UNIEDU, pois dependem de procedimentos realizados pela sua instituição em sistema próprio. Qualquer situação de atraso ou ressarcimento de valores já pagos devem ser tratados diretamente com a Equipe Técnica responsável pelas bolsas de sua instituição. 


10. Neste semestre o valor da minha mensalidade é diferente do valor que consta no recibo como também a porcentagem da bolsa. Isso está certo?

Resposta: A bolsa é calculada para o ano todo tendo como referência as informações do primeiro semestre. Aumentar os créditos no segundo semestre implica em aumento de mensalidade. O valor da bolsa só poderá ser modificado se a instituição tiver saldo em caixa que permita aumentar o valor.


11. Recebi bolsa UNIEDU no meio do semestre e já havia pago as mensalidades. Vou ser ressarcido pela Instituição?

Resposta: Sim! A bolsa é para todo o semestre. A sua instituição deverá negociar, com você, o ressarcimento das mensalidades já pagas. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Equipe Técnica responsável pelas bolsas de sua instituição.


12. Meu recibo está com valor incorreto, o que devo fazer?

Resposta: Não confirme o recibo caso observe alguma inconsistência nas informações e entre imediatamente em contato com a Equipe Técnica responsável pelas bolsas de sua instituição.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: Site Padrão Catarinense | Acesso restrito