1. Participo do FIES - Fundo de Financiamento Estudantil. Posso concorrer às bolsas do Programa UNIEDU?

Resposta: Sim, você pode se cadastrar no UNIEDU para concorrer às bolsas, porém, para ser beneficiado vai depender do que está previsto, em relação ao FIES, no Edital da Instituição em que você está matriculado(a).

2. Preciso ter nota do ENEM para concorrer às bolsas do UNIEDU?

Resposta: Não, o processo para concessão das bolsas UNIEDU não utiliza as notas do ENEM.

3. Tenho bolsa do PROUNI, posso receber bolsa do UNIEDU?

Resposta: A legislação impede o acumulo de bolsas provenientes de recursos públicos. Se ao participar do processo de concessão o estudante for contemplado com bolsa UNIEDU, deverá optar por uma delas.

4. No semestre passado fiz o cadastro UNIEDU e não consegui bolsa. Devo preencher o cadastro novamente?

Resposta: Você deverá atualizar o seu cadastro a cada semestre e confirmar as informações que nele constam. Deverá também atualizar os documentos caso tenha ocorrido mudança nos dados informados no cadastro. Somente com a atualização do cadastro UNIEDU você retornará para a fila de concessão de bolsas UNIEDU. Importante: O primeiro acesso de cada semestre deve ser feito pelo menu "Fazer Cadastro" e os acessos posteriores pelo menu "Alterar Cadastro".

5. Recebi bolsa de estudos no último semestre, tenho que me recadastrar novamente no UNIEDU?

Resposta: Sim, o recadastramento é obrigatório em todos os semestres, mesmo para os estudantes que receberam bolsa no semestre anterior.

6. No cadastro UNIEDU, o que significa: "IES", "Número de matrícula na IES" e "Fase"?

Resposta: IES é a abreviação de Instituição de Ensino Superior, o “Número de matrícula na IES” se refere ao número que você recebe ao se matricular na IES em que você estuda e “Fase” é o período que você está cursando as disciplinas (exemplo: um curso de 5 anos possui 10 fases, sendo caracterizado uma fase por semestre).

7. No cadastro UNIEDU, qual a diferença entre Independente, Dependente e Dependente participando da formação da renda familiar?

Resposta:

• Independente: quando trabalha e com sua renda paga todas as suas despesas inclusive com moradia;
  • Dependente: quando depende de mesada da sua família;
  • Dependente participando da formação da renda familiar: quando trabalha, possui renda e ajuda nas despesas da casa.

8. Estou com dificuldades para inserir as informações dos integrantes da família na tela do Grupo Familiar no cadastro UNIEDU.

Resposta: No quadro do Grupo familiar você deve incluir os membros que compõem a sua família (exceto você), morando ou não na mesma casa, mas que dependam da mesma renda bruta já informada no módulo Inscrição/Informações Gerais. Caso tenha utilizado todas as linhas para inserção que estão visíveis na tela, clique em "[[Novo registro]]" para inserção de uma nova linha. Para excluir um membro clique no "x" ao lado esquerdo da coluna "Nº".

9. Na relação de profissões, na tela do Grupo Familiar, não encontrei a profissão de membro da minha família?

Resposta: Na falta da ocupação na relação de profissões, selecione a opção “Outros" (observe que a lista está em ordem alfabética).

10. Sou candidato(a) à bolsa e preenchi o cadastro com informações incorretas, como posso alterar as informações no cadastro?

Resposta: Você pode alterar informações no cadastro, pelo menu "Alterar Cadastro", sempre que o "Sistema UNIEDU - Perfil do Aluno" estiver liberado para novos cadastros, alterações (fique sempre atento às atualizações do cronograma divulgadas no site). Dentro deste período, os documentos inseridos também podem ser alterados, desde que marcados como "Em Análise" ou "Rejeitado". Caso o documento esteja marcado como "Aceito", para que seja possível a troca do arquivo, a instituição deverá marcar o documento como "Rejeitado". Para acesso no menu "Alterar Cadastro" digite o número do seu CPF e a senha recebida no e-mail informado no cadastro.

11. Sou bolsista e ao atualizar o cadastro preenchi com informações incorretas, como posso alterar as informações no cadastro?

Resposta: Na atualização do cadastro, após a inserção de todos os documentos, seu cadastro fica bloqueado para alteração de informações, pois o preenchimento das informações interfere diretamente no Índice de Carência - IC, que interfere nas condições da bolsa. Portanto, a atualização do cadastro para bolsistas só pode ser feita enquanto não foram inseridos todos os documentos e, antes do último documento ser inserido, o Sistema UNIEDU emite um alerta para o estudante. Sempre que o menu comprovantes estiver liberado no "Sistema UNIEDU - Perfil do Aluno" (fique sempre atento às atualizações do cronograma divulgadas no site), os bolsistas podem realizar as seguintes ações: a) atualização cadastral e inserção dos documentos obrigatórios; b) alteração documentos rejeitados pelas instituições.

Em caso de dúvidas procure a equipe técnica de sua instituição.

12. Quero imprimir o comprovante de que estou cadastrado no UNIEDU, como fazer?

Resposta: Para imprimir seu comprovante de Inscrição (Cadastro UNIEDU) acesse http://bolsasuniedu.sed.sc.gov.br/ e, no menu superior, clique em “Comprovante de Inscrição”. Digite o número do seu CPF e a senha recebida no e-mail informado no cadastro.