1. O Que é o UNIEDU?

Resposta: O UNIEDU é um programa do Estado de Santa Catarina, executado pela Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da Diretoria de Planejamento e Políticas Educacionais - Gerência de Planejamento e Gestão, que agrega diferentes programas de bolsa fundamentados pelos Artigos 170 e 171 da Constituição Estadual, para atendimento a estudantes da educação superior.


2. O que é o Sistema UNIEDU?

Resposta: O Sistema UNIEDU é um sistema informatizado, desenvolvido em conjunto com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina/CIASC, que tem por objetivo cadastrar os estudantes regularmente matriculados das Instituições de Ensino Superior/IES, cadastradas anualmente na Secretaria de Estado da Educação, para gerenciamento do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina/UNIEDU. Este sistema dispõe de dois módulos que de acordo com o cronograma UNIEDU se alternam durante cada semestre, o Módulo Aluno e o Módulo IES.

  • Módulo Aluno – Fica aberto em períodos específicos para cadastramento, recadastramento, inserção de documentos e assinaturas dos estudantes que desejam manter ou concorrer às bolsas de estudo.
  • Módulo IES – Fica aberto em períodos específicos para consultas, concessões e ajustes das bolsas UNIEDU pelas Instituições de Ensino Superior.

Acesse o cronograma com os períodos de liberação de cada módulo clicando aqui.


3. Estou no 3º ano do ensino médio e pretendo entrar na faculdade no próximo ano, posso fazer o cadastro UNIEDU para ganhar uma bolsa de estudo antecipada?

Resposta: Não. Para concorrer às bolsas de estudo UNIEDU você obrigatoriamente deve estar matriculado(a) em uma Instituição de Ensino Superior cadastrada na Secretaria de Estado da Educação.


4. Quem pode se inscrever para concorrer às bolsas UNIEDU?

Resposta: Estudantes regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior cadastrados no Programa UNIEDU/SED.


5. Tenho interesse em participar do processo de seleção para concorrer às bolsas do UNIEDU, como proceder? 

Resposta: Para concorrer às bolsas UNIEDU das Instituições de Ensino Superior cadastradas no programa com a Secretaria de Estado da Educação/SED, (veja lista de Instituições clicando aqui) você deverá estar matriculado(a) em uma delas e cadastrar-se no site UNIEDU clicando em Cadastramento. Feito o cadastramento, você deverá seguir o Edital para Bolsas de Estudo publicado pela Instituição em que está matriculado(a). O resultado do processo seletivo (lista dos alunos que receberão as bolsas) será divulgado pela Instituição em data prevista no mesmo Edital. 


6. Como faço para me cadastrar no UNIEDU?

Resposta: Para saber como se cadastrar ou recadastrar-se no Sistema UNIEDU assista ao “Tutorial de Cadastro” disponível em http://bolsasuniedu.sed.sc.gov.br/


7. Já fiz o Cadastro no UNIEDU e agora o que faço?

Resposta: Após o cadastramento no site UNIEDU, você deverá seguir o que determina o Edital da Instituição de Ensino Superior/IES em que você está matriculado(a). Esse Edital trata do processo seletivo para a distribuição das bolsas UNIEDU, informando a relação de documentos necessários para a comprovação das informações que você colocou no cadastro e que terão que ser inseridos no Sistema UNIEDU. O Edital ainda informará os prazos que deverão ser observados até o final do processo. O resultado do processo seletivo (lista dos alunos que receberão as bolsas) será divulgado pela sua Instituição.


8. Fiz o cadastro no UNIEDU, gostaria de saber se vou receber bolsa?

Resposta: Ao término do processo de concessão a sua instituição insere, no Sistema UNIEDU, a relação dos estudantes beneficiados e as informações referentes ao tipo de bolsa, valor da mensalidade, e prazo de concessão (data início a data fim da bolsa). Após esse procedimento da IES, automaticamente o sistema encaminha mensagem ao estudante informando sobre a homologação da bolsa. Da mesma forma, estudantes que não tiveram a bolsa homologada, também receberão mensagem com a descrição dos motivos pelos quais não foram contemplados. 


9. Quem realiza o processo seletivo para concessão das bolsas UNIEDU?

Resposta: O processo para a concessão de bolsas UNIEDU é realizado integralmente pela Instituição de Ensino Superior/IES em que o estudante está matriculado(a). Cada IES tem constituída uma Equipe Técnica que elabora o Edital, analisa os documentos comprobatórios, insere os dados das bolsas no Sistema UNIEDU e divulga a relação dos beneficiados, cujo principal critério é o Índice de Carência - IC. As IES também possuem uma Comissão de Fiscalização responsável pelo acompanhamento de todo o processo de concessão. Clique aqui para acessar a equipe/comissão de sua IES.


10. Quem calcula o Índice de Carência (IC) e onde encontro o meu?

Resposta: O Índice de Carência - IC é calculado, automaticamente, pelo Sistema UNIEDU de acordo com as informações e documentos que o estudante insere ao preencher o cadastro UNIEDU. O seu IC ficará registrado na parte superior direita do seu cadastro, quando finalizado. A lista de concessão relaciona os candidatos por ordem crescente dos Índices de Carência, ou seja, inicia as concessões com o candidato que apresenta o menor IC, seguindo até esgotamento dos recursos financeiros para as bolsas. O IC é calculado de acordo com legislação Portaria N/1652 de 24/08/2020.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: Site Padrão Catarinense | Acesso restrito