Antes de Encaminhar qualquer questionamento, por favor, leia a Chamada Pública SED/1423/2019 em vigor e as questões abaixo:

 

1. A bolsa FUMDES é a mesma bolsa UNIEDU/Pós-Graduação?

Resposta: Sim, o UNIEDU é um programa do Estado de Santa Catarina, executado pela Secretaria da Educação, que agrega todos os programas de atendimento aos estudantes da educação superior. O UNIEDU/Pós-Graduação é mantido com os recursos do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior – FUMDES.


2. Recebi o benefício da bolsa  FUMDES (agora UNIEDU/Pós-Graduação), para o curso de mestrado. Pretendo cursar outro mestrado, posso solicitar novamente o benefício?

Resposta: Não. O candidato que já foi bolsista do programa só poderá concorrer novamente, em um nível superior ao que o candidato já tenha sido beneficiado.


3. Para receber a bolsa UNIEDU/Pós-Graduação, posso manter ou vir a ter vínculo empregatício?

Resposta: Sim.


4. Já possuo bolsa pela CAPES posso concorrer a bolsa UNIEDU/Pós-Graduação?

Resposta: Pode, porém você não pode acumular duas bolsas provenientes de recursos públicos. Assim, caso seja contemplado com essa bolsa você terá que se desvincular de uma delas, respeitando a legislação vigente.


5. Já iniciei o curso de pós-graduação e efetuei pagamento das mensalidades, gostaria de saber se o UNIEDU/Pós-Graduação vai pagar as mensalidades retroativas?

Resposta: Não, o UNIEDU/Pós-Graduação não pode, por questão legal, pagar parcelas retroativas. O início do pagamento encontra-se definido no Cronograma da Chamada Pública.


6. Como faço para consultar e saber se fui classificado?

Resposta: Ao preencher o Cadastro de solicitação de bolsa um número de Protocolo foi gerado. Use esse número para conferir os resultados que serão publicados no site do UNIEDU.


7. O orientador está viajando, o Relatório de atividades pode ser assinado por outra pessoa?

Resposta: Na falta do orientador, poderá ser assinado pelo Coordenador de Pós-Graduação.


8. Onde consigo o ato de reconhecimento ou autorização de curso?

Resposta: Esta informação deve ser fornecida pela Instituição de Ensino Superior na qual você está cursando a pós-graduação.


9. Para a previsão de conclusão do curso devo considerar somente o tempo para cursar as disciplinas?

Resposta: Deve ser considerado o período para cursar as Disciplinas e o Trabalho de Conclusão de Curso.


10. Não possuo Atividades Acadêmicas (Trabalhos científicos, artísticos, culturais e realizações), serei desclassificado se deixar este anexo em branco?

Resposta: Não será desclassificado. Porém, se você não possui Atividades Acadêmicas não pontuará nesse item.


11. Moro com meus pais e o  comprovante de endereço está no nome do meu pai. Como faço para comprovar residência?

Resposta: Envie a cópia de um documento, no qual consta o nome dos pais para comprovar o parentesco.


12. Para comprovar endereço, quando os comprovantes não estão em meu nome, devo apresentar a declaração com registro em cartório? Preciso, também, apresentar os comprovantes em nome de outra pessoa?

Resposta: Sim, além da declaração registrada em cartório você precisa apresentar os comprovantes dos meses de julho/2017, julho/2018 e julho/2019.


13. A escola na qual conclui o Ensino Médio já foi extinta/desativada. Como faço para conseguir o histórico escolar?

Resposta: Acesse o site da Secretaria de Estado da Educação: (http://www.sed.sc.gov.br/); Menu <Serviços>; Link <Pais, alunos e comunidade> e siga as instruções constantes em: <Solicitação de documentos das Escolas Desativadas>.


14. Cursei o Ensino Médio em  escolas particulares e também em escolas públicas, porém nunca ganhei bolsa para o ensino médio; desta forma tenho como participar das bolsas  do UNIEDU/Pós-Graduação?

Resposta: Não, pois é necessário comprovar que recebeu bolsa de estudos. Caso tenha realizado o Ensino Médio em escola, a exemplo do antigo CENEC, em municípios onde não havia oferta de ensino médio em escola pública a Secretaria Regional fornecerá declaração.


15. Fiz a seleção na Universidade e fui aprovado no curso de pós-graduação, com este documento posso comprovar a matrícula?

Resposta: Não. A declaração de que foi aprovado não é considerada comprovante de matrícula.


16. Recém conclui meu curso e já ingressei na pós-graduação, porém, ainda não houve a colação de grau, posso enviar uma declaração fornecida pela instituição em que eu me formei confirmando que ainda colarei grau?

Resposta: Não, você terá obrigatoriamente que apresentar o histórico escolar de graduação completo.

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: Site Padrão Catarinense | Acesso restrito