Programa de Bolsas
Universitárias de Santa Catarina

Pós-Graduação

PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES

Antes de Encaminhar qualquer questionamento, por favor, leia a Chamada Pública, o Cronograma e as questões abaixo:

PRIMEIRA E SEGUNDA ETAPAS – PROCESSO DE SELEÇÃO

AOS CANDIDATOS

  1. A bolsa FUMDES é a mesma bolsa UNIEDU/Pós-Graduação?

Resposta: Sim, o UNIEDU é um programa do Estado de Santa Catarina, executado pela Secretaria da Educação, que agrega todos os programas de atendimento aos estudantes da educação superior. O UNIEDU/Pós-Graduação é mantido com os recursos do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior – FUMDES.

  1. Recebi o benefício da bolsa  FUMDES (agora UNIEDU/Pós-Graduação), para o curso de mestrado. Pretendo cursar outro mestrado, posso solicitar novamente o benefício?

Resposta: Não. O candidato que já foi bolsista do programa só poderá concorrer novamente, em um nível superior ao que o candidato já tenha sido beneficiado.

  1. Para receber a bolsa UNIEDU/Pós-Graduação, posso manter ou vir a ter vínculo empregatício?

Resposta: Sim

  1. Já possuo bolsa pela CAPES posso concorrer a bolsa UNIEDU/Pós-Graduação?

Resposta: Pode, porém você não pode acumular duas bolsas provenientes de recursos públicos, com exceção dos Coordenadores de Programa de Pós-Graduação, Docentes no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), e Docentes no Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor). Nos demais casos devem solicitar desvinculação em um dos Programas.

  1. Já iniciei o curso de pós-graduação e efetuei pagamento das mensalidades, gostaria de saber se o UNIEDU/Pós-Graduação vai pagar as mensalidades retroativas?

Resposta: Não, o UNIEDU/Pós-Graduação não pode, por questão legal, pagar parcelas retroativas. O início do pagamento foi definido no Cronograma da Chamada Pública.

  1. Qual o melhor navegador para acessar o sistema e efetuar o cadastro?

Resposta: Para acessar o sistema e preencher o cadastro prefira os navegadores Internet Explorer ou Mozila Firerox.

  1. Como faço para consultar e saber se fui classificado?

Resposta: Ao preencher o Cadastro de solicitação de bolsa de estudos não se esqueça de anotar o número do protocolo, você vai precisar dele para conferir os resultados quando da publicação dos resultados no site do UNIEDU.

  1. Ao encerrar o cadastro gerou um arquivo com extensão em pdf, para que serve?

Resposta: É relevante que salve e faça uma cópia impressa do Cadastro. Ao encerrar o prazo de cadastramento, e fechar o sistema você não terá mais acesso ao cadastro. Posteriormente, na comprovação de mérito, você precisará do cadastro para conferir as atividades acadêmicas declaradas e comprová-las.

  1. O coordenador de curso está viajando, pode ser assinado por outra pessoa?

Resposta: Na falta do Coordenador do Curso, pode assinar o Coordenador  ou Subcoordenador de Pós-Graduação. Lembre-se de que não deve faltar o Carimbo da Instituição de Ensino Superior, e principalmente da sua assinatura no cadastro. Sem as assinaturas o candidato fica automaticamente desclassificado.

  1. Onde consigo o ato de reconhecimento ou autorização de curso?

Resposta: Esta informação deve ser fornecida pela Instituição de Ensino Superior onde o candidato está cursando a pós-graduação. Se  está cursando Especialização precisa do ato de reconhecimento ou autorização da Instituição e do Curso. Se for Mestrado ou Doutorado só precisa da autorização do curso.

  1. Para a previsão de conclusão do curso devo considerar somente o tempo para cursar as disciplinas?

Resposta: Deve ser considerado o período para cursar as Disciplinas e o Trabalho de Conclusão de Curso.

  1. No item 5, no cadastro: Estudos  e Atividades Pretendidas devo incluir meu Plano de Estudos?

Resposta: Sim. Procure responder os questionamentos apresentando uma síntese de forma objetiva, pois o que ficar escrito nestes espaços será avaliado e faz parte dos componentes para a seleção e classificação no recebimento da bolsa do UNIEDU/Pós-Graduação. Fique atento(a) ao espaço reservado para o texto que há o limite de 1650 caracteres. Os Critérios para a avaliação são o que segue: Relevância da área do conhecimento do curso para o desenvolvimento científico e tecnológico da região do candidato; Prioridade da área de conhecimento para o desenvolvimento regional; Responsabilidade e abrangência social do curso para a região do candidato; Originalidade e inovação; e Viabilidade técnica e econômica de execução.

  1. Mas, para a primeira etapa também estão solicitando o Planejamento de Estudos, no Anexo II, trata-se da mesma coisa?

Resposta: O Planejamento de Estudos fica mais detalhado, inclusive com a previsão do tempo e cronograma de atividades.

  1. Não possuo Atividades Acadêmicas (Trabalhos científicos, artísticos, culturais e realizações), serei desclassificado se deixar este anexo em branco?

Resposta: Não será desclassificado. Porém, se você não possui Atividades Acadêmicas não pontuará nesse item.

DOS DOCUMENTOS DO ITEM 5.1 DA CHAMADA PÚBLICA

  1. Todos os documentos a serem apresentados nas três etapas, como histórico escolar do ensino médio e graduação, comprovante de matrícula, e os de comprovação das atividades acadêmicas, precisam ser autenticados em cartório?

Resposta: As cópias são simples, sem autenticação em cartório, pois a veracidade será comprovada pelo Currículo Lattes. Há duas exceções:

a)    Para comprovar residência quando o comprovante estiver em nome de terceiros, assim deve-se ser comprovado o parentesco ou apresentar declaração registrada em cartório;

b)   Para comprovar união estável.

  1. No cronograma há uma data limite para entrega da documentação. Preciso postar com antecedência?

Resposta: Quanto antes você postar, melhor para nossa organização. Porém, você pode postar até o último dia (limite), a data constante na postagem, no correio, é a que terá validade.

  1. A instituição na qual estou fazendo a pós-graduação está em férias, só retorna depois do término do prazo da Chamada Pública, é possível estender o prazo para o credenciamento no sistema?

Resposta: Não é possível, o sistema estará fechado para cadastro e consultas. Além disso, não é permitido acrescentar documentos ao processo depois do prazo determinado em Chamada Pública.

  1. Irei me inscrever na pós-graduação este ano, as aulas iniciam no próximo ano, estou passando pelo processo seletivo, e o resultado será divulgado depois do prazo constante no Cronograma. Posso fazer a inscrição e entregar o documento depois?

Resposta: Não. A inscrição no UNIEDU/Pós-Graduação só pode ser efetivada mediante apresentação da declaração de que o aluno está matriculado no curso.

  1. Moro com meus pais e o  comprovante de endereço está no nome do meu pai. Como faço para comprovar residência?

Resposta: basta enviar cópia da sua identidade onde costa o nome dos pais para comprovar o parentesco.

  1. Possuo comprovantes de endereço dos anos solicitados, porém faltam dos meses solicitados, posso enviar de outro mês?

Resposta: Pode entregar de um mês anterior ao solicitado.

  1. Para comprovar endereço, quando os comprovantes não estão em meu nome, basta apresentar a declaração com registro em cartório? Preciso apresentar os comprovantes em nome de outra pessoa?

Resposta: Sim, pois além da declaração registrada em cartório precisa apresentar os comprovantes dos meses de março de 2015, março de 2016 e março de 2017.

  1. Para a inscrição, é necessário estar efetivamente cursando a pós-graduação, ou é válido o comprovante de matrícula com previsão de início das aulas?

Resposta: Para a inscrição o candidato tem que estar matriculado, na entrega dos documentos da terceira etapa tem que estar matriculado e frequentando.

  1. A escola onde conclui o Ensino Médio já foi extinta. Como faço para conseguir o histórico escolar?

Resposta: Se reside na Capital deve procurar a Secretaria da Educação que possui um setor com a documentação das escolas extintas, faça sua solicitação de histórico. Se residir no interior procure a Gerência de Ensino de sua região e faça a solicitação. também pode ser enviada a solicitação por telefone 48 3664-0052.

  1. Cursei o Ensino Médio em  escolas particulares e também em escolas públicas, porém nunca ganhei bolsa para o ensino médio; desta forma tenho como participar das bolsas  do UNIEDU/Pós-Graduação?

Resposta: Não. O Histórico do Ensino Médio cursado em Instituições particulares será aceito somente se o candidato comprovar que recebeu bolsa de estudos ou tenha cursado em municípios onde não havia oferta de ensino médio em escola pública, como antiga CENEC, neste caso a Secretaria Regional deve fornecer a declaração.

  1. Eu não entendi sobre a Cópia do Curriculum Vitae impresso pela Plataforma Lattes, como faço para conseguir o curriculum?

Resposta: O curriculum você pode preencher na Plataforma Lattes disponível em http://lattes.cnpq.br/ que está on-line, depois é só imprimir.

  1. Fiz a seleção na Universidade e fui aprovado no curso de pós-graduação, com este documento posso comprovar a matrícula?

Resposta: Não. A declaração de que foi aprovado não é considerada comprovante de matrícula, pois, para a atender a Chamada Pública é necessário estar matriculado.

  1. Recém conclui meu curso e já ingressei na pós-graduação, porém, só obterei meu diploma depois da colação de grau, posso enviar uma declaração fornecida pela instituição em que eu me formei confirmando que ainda colarei grau?

Resposta: Não, você terá obrigatoriamente que apresentar o histórico escolar completo da graduação com a data da colação de grau.

  1. O que significa “Comprovação de mérito”?

Resposta: O candidato terá que comprovar as produções e partições em eventos, por meio do Curriculo Lattes, o que informou no cadastro em Atividades Acadêmicas. Não é necessário enviar comprovante das Atividades Acadêmicas impresso.

  1. Qual a documentação que devo enviar para a segunda etapa?

Resposta: O candidato não deve enviar documentação para a segunda etapa, somente acompanhar as publicações na página do UNIEDU.